Viradão Carioca – Viradão Maré

O Viradão Carioca deste ano foi remarcado e vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de abril, próximo final de semana. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o Viradão estreou no ano passado com grande sucesso de público e este ano pretende ocupar toda a cidade.

Será um final de semana inteiro de atividades com atrações gratuitas, distribuídas em diversos espaços.Estão previstas 48 horas de shows, apresentações de dança, peças de teatro, cinemas, e outras atividades culturais espalhadas por toda a cidade do Rio de Janeiro.

Programação completa, ver o site da Prefeitura do Rio de Janeiro em http://www.rio.rj.gov.br

A Lona Cultural Herbert Vianna em seu projeto Lona na Rua, em parceria com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura, tem o enorme prazer de promover e receber no Centro de Artes da Maré o primeiro Viradão Maré com a seguinte programação:

– Sexta-feira, dia 23 de Abril, 20h: Cia de Dança Carlinhos de Jesus

Sinopse: Carlinhos de Jesus é dançarino, ator, coreógrafo, diretor da Academia de Dança “Casa de Dança Carlinhos de Jesus”, no Rio de Janeiro, é conhecido por suas inúmeras aparições como dançarino e astro convidado em shows de grandes nomes da mpb, especiais para tv, teatro, carnaval, etc…         Trabalhando lado a lado com Carlinhos existe um grupo de dançarinos de salão que juntos e sob sua supervisão apresentam-se em eventos especiais, são exímios representantes da linguagem da dança de salão, apresentando sambas, boleros, salsas, chorinhos, tangos, etc…

Indicado para todas as idades.

Site: www.carlinhosdejesus.com.br

– Sábado, dia 24 de Abril, 17h30: Instituto de Arte TEAR com a Cia Cirandeira

Sinopse: Marias Brasilianas: a arte do fio revela de maneira poética, o processo de criação de fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras brasileiras. Durante 75 minutos, através de 15 cenas, o espetáculo apresenta a arte de transformar o algodão em fio, o fio em tecido, renda e bordado – ofícios-milenares femininos, entremeados às histórias de vida e aos contextos sociais e culturais das mulheres artistas de várias regiões do Brasil. O espetáculo une Dança, Teatro e Música.

19h:00 Pré lançamento do Filme “Te Vejo Maré” de Benjamim Holman

Sinopse do filme:

Enquanto a comunidade do Complexo da Maré se prepara para o carnaval – e para o desfile do agremiação local, O Gato de Bonsucesso -, o diretor registra a música, o esporte, a arte, a fé e o trabalho que vibram por toda a favela. Histórias de garra e sucesso são contadas por personalidades inusitadas e carismáticas numa celebração da dor e da delícia de se morar numa favela carioca.

O filme surgiu de uma proposta ao renomado jornal ingles The Guardian sobre uma serie de documentarios retratando o Complexo da Maré, como uma forma de colaborar com o trabalho dos fotógrafos e cinegrafistas que la moram e registram o dia-a-dia da comunidade. O foco seria explorar a riqueza da cultura local, o lado lindo das favelas que o diretor viu com os próprios olhos e quase nunca chega as grandes midias.
O resultado de uma vivência cotidiana de 5 meses na Mare seriam os cinco curtas-metragens a serem veiculados no site do The Guardian. Porem a serie saiu tão boa que, com nova edição e imagens adicionais, virou documentário. O primeiro longa-metragem de Ben Holman é sobre pessoas comuns cheias de histórias para contar, sobre a realidade e os sonhos de quem vive em uma comunidade carente onde apesar das marcas de violência, ninguém deixa de lutar por seu sucesso: “Te Vejo Maré”.

20h:00 Show com o Grupo Fundamental (Pagode de Mesa)

– Domingo, dia 25 de Abril, 17h: Cia Híbrida

Sinopse: Estéreos Tipos é o mais novo trabalho da Companhia Híbrida de dança, dirigida pelo bailarino e coreógrafo Renato Cruz.

O espetáculo tem o foco nas diferentes relações que envolvem a cultura Hip Hop, através de uma crítica bem humorada onde se questionam alguns mitos e clichês da cultura, como por exemplo, o mito do homem como centro de poder e a mulher como objeto de consumo. Saindo do campo ideológico e chegando até os processos de construção cultural e artística, também se desenvolve uma reflexão a cerca das convenções coreográficas assumidas no Hip Hop enquanto linha estética de movimento.

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s