Categorias
Academia Ana Clara Torres Ribeiro Apoio Debate Discussão Divulgação Evento Acadêmico LASTRO Produção Acadêmica

História e Culturas Urbanas com Profa Ana Clara Torres Ribeiro

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, promove a série História e Culturas Urbanas. Neste ano, as palestras têm como foco o espaço urbano, ocupação e planejamento.

A série de palestras pretende discutir sob o ponto-de-vista dos diversos agentes envolvidos o impacto nas comunidades afetadas e na cidade em geral da implantação em favelas cariocas das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

No dia 31 de agosto, às 18 horas, será apresentada a palestra Espaço urbano, ocupação e planejamento / Revisitando a favela, ministrada pela socióloga e coordenadora do LASTRO, Ana Clara Torres Ribeiro. A entrada é franca.

Para acessar o cartaz do evento clique aqui. Para outras informações acesse o site da fundação por aqui.


Por LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva.

O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas.

Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

Uma resposta em “História e Culturas Urbanas com Profa Ana Clara Torres Ribeiro”

Deixe um comentário