LASTRO no ENG 2010

Relato dos integrantes do LASTRO acerca do  XVI Encontro de Geógrafos, realizado entre 25 e 31 de julho de 2010 em Porto Alegre – RS.

A cidade de Porto Alegre/RS foi a capital nacional da geografia entre os dias 25 e 31 de julho. Nesta cidade, aconteceu o XVI Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), com o Tema “Crise, práxis e Autonomia: Espaço de Resistências e Esperança”. A proposta da AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros) é fomentar a discussão da crise; porém, não somente a crise pela crise; mas, sim, a partir do que nós geógrafos pensamos como possíveis alternativas para o enfrentamento dos atuais desafios da sociedade brasileira. Sabemos que as crises são inerentes ao sistema capitalista, uma vez que este sistemas delas necessita para a sua reprodução. Entretanto, será que o capitalismo detém, realmente, a capacidade de sua permanente reinvenção?

Os números do evento impressionam: mais de cinco mil inscritos entre profissionais, professores e alunos; três mil trabalhos selecionados, para apresentação em grupos de trabalho, oficinas e espaços de diálogo e socialização divididos em cento e quarenta salas e distribuídos em vários pontos da cidade. Com a grande demanda, os problemas não demoraram a aparecer: dificuldades no credenciamento e na inscrição para oficinas e saídas de campo geraram longas filas; falta de placas indicativas da localização das atividades no campus da UFRGS e, na cidade, falta de ônibus para uma ágil integração entre os locais do evento. Mas, nada aconteceu que pudesse prejudicar a qualidade dos trabalhos apresentados. Foi garantida, assim, a ampliação da produção coletiva do conhecimento.

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território – LASTRO-IPPUR/UFRJ, em parceria com o Laboratório de Estudos do Leste Metropolitano – LEME-Faculdade de Professores/UERJ, participou do ENG no espaço “Democratização das tecnologias de informação e representação espacial”, com os trabalhos “Cartografia da ação na escola”, apresentado por Ivy Schipper, pesquisador do LASTRO/UFRJ, e “Cartografia da ação e metrópole: compreendendo o território de São Gonçalo e as experiências na escola”, apresentado pela professora Cátia Antônia da Silva, do LEME-FFP/UERJ. Nas oficinas, os pesquisadores Francisco Ottoni – LASTRO/UFRJ e Raquel Gomes de Sousa – IGEO/UFRJ organizaram a atividade “Trajetórias e Paisagens Sonoras: uma oficina de experimentação”. Todos os trabalhos citados contaram com ampla participação do público presente.

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

Um comentário em “LASTRO no ENG 2010”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s