VI Fórum de Debates – Povos e Culturas das Américas

VI FÓRUM DE DEBATES – POVOS E CULTURAS DAS AMÉRICAS

Tema: – Cidades em debate: Economia – Meio Ambiente e Etnicidade

Período: 01 a 02 de Junho de 2011

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/Campus Maracanã

O Núcleo de Estudos das Américas convida para o VI Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas, com tema central Cidades em debate: Economia – Meio Ambiente e Etnicidade. O Fórum  será realizado no período de 01 a 02 de junho de 2011, no Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e San Jose da Costa Rica, capital da  Costa Rica no período de 08 e 09 de junho na Universidade Nacional de Costa Rica (UNA).

Com o propósito de discutir a situação das cidades na América Latina, o Núcleo de Estudos das Américas/NUCLEAS priorizou a temática intitulada Cidades em debate: Economia – Meio Ambiente e Etnicidade, destacando  a cidade do Rio de Janeiro  e San Jose da Costa Rica, capital da  Costa Rica , onde serão realizados os debates.

O tema envolve  além das discussões  sobre as recentes tragédias ambientais causadas pelas chuvas, desmoronamentos e alterações geográficas, também questões pertinentes à implementar  Políticas Públicas eficientes, crises no sistema de saúde, desigualdades sócio-econômicas,  exclusões, cidadania e  direitos sociais.

No período mencionado, universidades e comunidades terão oportunidade de juntas , nos espaços da UERJ e no âmbito internacional, na Universidade Nacional da Costa Rica discutirem e sugerirem projetos necessários para a construção de novos paradigmas sociais que  contribuam para maior compreensão dos problemas cruciais que predominam nas grandes cidades do nosso continente e especialmente no Brasil.

Os temas propostos são os seguintes: Economia e governabilidade: Cidades  Rio de Janeiro e San José da Costa Rica; Meio Ambiente, Saúde e  Direitos Sociais; Etnicidade, identidade e Cidadania. A participação no evento é livre e gratuita.

Para participantes que desejarem receber certificado e material do VI Fórum e aos que apresentarem comunicações, será cobrada taxa de inscrição. Somente professores e alunos de Pós-graduação poderão apresentar comunicação. Alunos de graduação só receberão o Certificado de Ouvinte.

Datas e Prazos: As propostas de mesas coordenadas devem ser encaminhadas ao Comitê Organizador até o dia 15 de abril de 2011, pelo e-mail: nucleas@gmail.com .

A inscrição e envio de comunicação  até o dia 20 de abril de 2011, pelo e-mail: nucleas@gmail.com

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s