Homem morto no Complexo da Maré estava dentro de sala de aula

Publicado originalmente em O Globo, disponível por aqui.

RIO – Foi identificado como Josemilton Trindade da Silva, de 43 anos, o homem que morreu com um tiro na cabeça, na noite desta quarta-feira, durante um tiroteio no Complexo da Maré, na Zona Norte. Josmilton era porteiro e no momento que foi atingido estava no Ciep Ministro Gustavo Capanema, na Vila dos Pinheiros, onde cursava a 7ª série. A vítima chegou a ser levada com vida para o Hospital Geral de Bonsucesso, mas não resistiu ao ferimento.

Durante o confronto que começou após uma invasão de traficantes à comunidade, com intervenção da PM, também ficaram feridos Wellington de Oliveira, de 58 anos, com um tiro no ombro; William Soares, de 23, com um tiro na perna; e um policial militar atingido na perna, identificado apenas como cabo Márcio, que estava em uma viatura que foi atacada por bandidos em uma Kombi com película escura nos vidros, na entrada da Vila do João, na Avenida Brasil, no início da madrugada desta quinta-feira.

Familiares de Josemilton contaram que ele é de João Pessoa, na Paraíba, e há 35 anos morava na Baixa do Sapateiro, também no Complexo da Maré. O porteiro que era evangélico retomou os estudos no Colégio Gustavo Capanema dois anos atrás. Segundo um dos irmãos da vítima, uma das professoras contou que quando o tiroteio começou, os alunos saíram das salas correndo, mas Josemilton voltou para buscar sua mochila e acabou sendo baleado na cabeça, por volta das 19h30.

Devido à intensa troca de tiros, alunos e funcionários ficaram receosos em saírem da escola. Foi preciso o auxílio da Polícia Militar para que a vítima fosse socorrida. O porteiro Josemilton teve que ser levado para o hospital em um carro blindado.

– A professora do meu irmão contou que ele foi baleado na nuca. Como tinha muito tiro, ela disse que ficou segurando o Josemilton e pediu que a Polícia Militar levasse meu irmão. Não dava pra nenhum morador sair de casa naquele momento – relatou o irmão da vítima, que pediu para não se identificar.

Policiais militares do 22º BPM (Maré) ainda estão na comunidade e nos acessos. O comandante do batalhão, tenente-coronel Gláucio Soares afirmou que irá se pronunciar sobe o caso na manhã desta quinta-feira.

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s