Categorias
Academia Apoio Debate Discussão Divulgação

Curso de Extensão: Política Pública, Rede e Território

Encontram-se  abertas, de 15 à 27 de agosto, as inscrições para o curso de extensão:” Política pública, rede e território”, promovido pela “Rede de políticas públicas do Rio de Janeiro”, do programa PRONEX da FAPERJ/CNPq

As inscrições podem ser feitas pelo blog do curso, disponível aqui

O Curso será oferecido pelo projeto Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro, do programa PRONEX – FAPERJ/CNPq. Tem por objetivo a pesquisa, produção e difusão do conhecimento sobre políticas públicas no Rio de Janeiro. Este constituído em rede que associa laboratórios de diferentes áreas do conhecimento como planejamento urbano, saúde, desenvolvimento econômico e cultura. No qual estão associados pesquisadores, e seus respectivos grupos de pesquisas, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo coordenado pelo Laboratório Espaço do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro IPPUR/UFRJ.

Por LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva.

O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas.

Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

2 respostas em “Curso de Extensão: Política Pública, Rede e Território”

Deixe um comentário