Nova dissertação adicionada ao site do LASTRO

BAIRRO-ESCOLA: Educação e urbanismo em uma política pública integrada, de Carlos Rodrigo Andrade Bezerra da Silva.

Resumo

Esta pesquisa examina as possibilidades de mudanças na rotina dos habitantes dos bairros de Nova Iguaçu após a implantação do Bairro-Escola como política sócio-educacional para o município. Baseados nas orientações de Henri Lefebvre, Boaventura S. Santos e Edgar Morin, entre outros, procuramos compreender, se, como e por que o Bairro-Escola passou a fazer parte das vidas das pessoas, pela ótica dos próprios habitantes, verificando a hipótese de uma possível transformação nas suas práticas socioespaciais cotidianas após a consolidação dessa política pública. A realização de um estudo de caso se mostrou a estratégia mais indicada para atingir os objetivos da pesquisa, realizada nos bairros de Miguel Couto e Rancho Novo. As atividades realizadas envolveram uma caracterização geral do bairro, verificando a existência e o estado das intervenções do Bairro-Escola no espaço urbano, e entrevistas com a população, através das quais foram observadas, em cada bairro, as atitudes e os valores que os habitantes guardam em relação aos seus lugares e percursos habituais. Quanto ao Bairro-Escola, foi observado o grau de conhecimento e de envolvimento nessa política pelos habitantes, assim como da opinião destes a respeito das ações que conhecem. Consideramos que essa abordagem de pesquisa abre possibilidades para descobertas no campo do urbanismo e das políticas públicas participativas, além da possibilidade de ampliação do debate sobre a vida urbana em esfera pública. Foi constatada a crucial importância da escolha e da correta aplicação de uma metodologia adequada para a criação de um processo participativo de implantação do Bairro-Escola desde o seu planejamento, que alcançasse o envolvimento da população iguaçuana para o desenvolvimento das ações pretendidas nos bairros propostos. Desta forma, ressaltamos o estabelecimento de processos amplos de politização e democratização do conhecimento e, de suas aplicações objetivas nas abordagens voltadas à temática urbana, que visem enfrentar os desafios impostos pelo fenômeno urbano rumo à prática do direito à cidade.

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

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