IV Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária do SOLTEC/UFRJ

As inscrições para o IV Festival de Econonomia Solidária e Tecnologias Sociais já estão abertas pelo site www.soltec.ufrj.br/4festival. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro de 2011, junto com o Seminário Latinoamericano de Economia Solidária.

Pelo quarto ano consecutivo o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ) irá realizar o Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária.

O Festival é um projeto que visa ao intercâmbio entre a academia, os movimentos sociais e empreendimentos de Economia Solidária de todo o Brasil. Assim como nas primeiras edições do evento, haverá os espaços Trocas Culturais, Feira de Economia Solidária e Mostra de Tecnologias Sociais.

Para as Trocas Culturais, contamos com apresentações nos campos da música, dança, teatro, vídeo e fotografia, de grupos internos e externos à Universidade.

Na Feira e na Mostra, contamos com experiências de todo o Brasil.

Nesta edição do evento, será realizado ainda o seminário A Economia Solidária na América Latina – Realidades Nacionais e Políticas Públicas, em parceria com a Rede de Investigadores Latino Americanos em Economia Social e Solidária (RILESS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

E para discutir esse assunto foram convidados especialistas em Economia Solidária de diversos países latinoamericanos, além de representantes dos governos dos países vizinhos. Entre a lista dos palestrantes, comentadores e expositores figuram nomes como Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, e Álvaro Garcia Linera, vice-presidente da Bolívia.

Mais sobre o Festival

O evento funciona como uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que convida a população a conhecer a universidade, oferece oportunidade para que alunos, professores e técnicos conheçam outras formas de geração de conhecimento produzidas pelos setores populares.

As inscrições para os participantes do evento serão abertas no dia 6 de outubro e toda a programação é gratuita e aberta ao público. O Festival acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Os empreendimentos interessados em expor no Festival podem enviar e-mail para comunicacao_soltec@yahoo.com.br.

Serviço

Evento: IV Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária com seminário A Economia Solidária na América Latina – Realidades Nacionais e Políticas Públicas

Data: 26 a 28 de outubro de 2011

Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ (Centro de Tecnologia da Cidade Universitária da UFRJ).

Inscrições: a partir de 6 de outubro.

Para maiores informações acesse: www.soltec.ufrj.br/4festival

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

2 comentários em “IV Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária do SOLTEC/UFRJ”

  1. Estive no festival e gostaria de obter fotos do dia. Silvia Fernanda da Silva. Economia Solidária de Belford Roxo – Rede de Educação Solidária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s