Nota de Pesar do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas do CNPq

NOTA DE PESAR

Os membros do comitê de Ciências Sociais Aplicadas do CNPq, pesquisadores e técnicos, vêm manifestar seu profundo pesar pelo falecimento precoce da professora Ana Clara Torres Ribeiro, membro e coordenadora desse comitê entre 2003 e 2006.

Referência internacional como pesquisadora, ela tinha a delicadeza de parar para ouvir os estudantes, entender preocupações diversas (nem sempre acadêmicas) e tentar mostrar que sempre havia outras formas de encarar os fatos. Precisa e séria nos seus posicionamentos, ela era extremamente gentil e sensível e sua risada gostosa e generosa marcava os momentos de descontração. Ainda no tempo dos pareceres escritos a mão no CNPq, sobressaía sua letra caprichada de professora, totalmente legível na forma e com conteúdo que não deixava margem para desentendimentos.

Ana Clara ficava enorme na medida em que a conhecíamos melhor: crescia quando falava, contrastando o corpo pequeno com a grandeza e força das suas idéias.

Liderança acadêmica indiscutível de nossa área, sensível às questões sociais e culturais e engajada na busca de possibilidades de outros mundos – solidários, criadores e plurais –, sua herança intelectual, delicadeza e sensibilidade e firmeza no

trato serão nossas companheiras em nossas lides cotidianas de promoção, produção e de compartilhamento do saber e da vida.

Brasília, 19 de janeiro de 2012.

Ana Fernandes – UFBa membro comitê assessor Planejamento Urbano e Regional

Archimedes Perez Filho – UNICAMP membro comitê assessor Geografia Física

Cristiane Rose Duarte – UFRJ membro comitê assessor Arquitetura e Urbanismo

Iná Elias de Castro – UFRJ membro comitê assessor Turismo

Leila Christina Dias – UFSC membro comitê assessor Geografia Humana

Luiz Amorim – UFPE membro comitê assessor Arquitetura e Urbanismo

Rosana Baeninger – UNICAMP membro comitê assessor Demografia

Maria Angela Cunico – Coordenadora Geral CGCHS/CNPq

Sandra Rodrigues Braga – Coordenadora COSAE/CGCHS/CNPq

Andréa Rispoli Bernardino – Técnica COSAE/CGCHS/CNPq Planejamento Urbano e Regional

Gina da Luz – Técnica COSAE/CGCHS/CNPq Geografia

Ma. de Fátima Faria dos Santos – Técnica COSAE/CGCHS/CNPq Turismo e Demografia

Simone Pereira Kawamura – Técnica COSAE/CGCHS/CNPq Arquitetura e Urbanismo

Para acessar a nota em .pdf, clique aqui.

Publicado por

LASTRO

O Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território, criado em julho de 1996, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem, por principal finalidade, a valorização da ação social e dos estudos de conjuntura na pesquisa urbana, no momento em que a reestruturação econômica, apoiada nos fluxos informacionais e em novas orientações administrativas, altera oportunidades sociais, funções metropolitanas e o teor sócio-cultural da vida coletiva. O LASTRO encontra-se organizado em torno de uma proposta de trabalho eminentemente metodológica e transdisciplinar, que inclui o alcance de passagens analíticas, de difícil execução, entre esferas, níveis e escalas da experiência urbana brasileira. No desvendamento de uma metodologia adequada à análise de conjuntura comprometida com a dinâmica urbana, valoriza-se o ângulo da ação, onde outras opções analíticas privilegiam mudanças técnicas e tendências exclusivamente econômicas. Sem abandonar estes caminhos, o LASTRO adota, como seu norte reflexivo, as mutações no tecido social, manifestas através de alterações em representações coletivas dos contextos urbanos e em disputas de oportunidades de integração social. A ênfase na conjuntura corresponde a objetivos analíticos relacionados aos vínculos entre estrutura e ação, aos determinantes especificamente sociais da experiência urbana, à desinstitucionalização de relações sociais e à apropriação social de recursos materiais, técnicos e culturais condensados nos espaços metropolitanos do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s